Municípios ‘verdes’ são os maiores geradores de empregos no Estado
Municípios ‘verdes’ são os maiores geradores de empregos no Estado
23 de fevereiro de 2012 Nenhum comentário em Municípios ‘verdes’ são os maiores geradores de empregos no EstadoMais da metade dos empregos formais criados no Pará ao longo de 2011 são oriundos dos municípios que participam do Programa Municípios Verdes (PMV), do governo do Estado. Ao todo, são 90 municípios, o que representa um universo de 63% do total de municipios paraenses (144). O balanço de números foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) do Pará, com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e parte de convênio de cooperação técnica firmado entre o Departamento e o governo estadual, via Secretaria Extraordinária para Coordenação dos Municípios Verdes (SECMP).
De acordo com o economista Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese paraense, o estudo prevê inicialmente uma análise quantitativa do emprego e, em 2012, fará também uma análise qualitativa, a fim de verificar a ocorrência dos chamados “empregos verdes” resultantes de ações propostas pelo PMV, pois, segundo a Secretaria Extraordinária para a Coordenação do programa, a tendência é que, no primeiro momento, ocorra uma redução nos empregos gerados pelas atividades econômicas causadoras do desmatamento, o que acaba repercutindo negativamente no índice geral dos empregos.
Em outro momento, porém, assiste-se ao crescimento na geração de empregos estimulado pelo apoio às atividades econômicas sustentáveis, como ocorreu, por exemplo, em Paragominas, com a implantação da edição local do PMV, no qual se baseia o programa estadual.
O Dieese do Pará aponta duas situações em destaques. A primeira diz respeito ao significativo crescimento de empregos formais no Pará em 2011 (janeiro-dezembro). A segunda trata da participação dos municípios integrantes do PMV na geração de empregos formais em todo o Pará. Deste modo, em 2011, foram feitas em todo o Pará, 366.721 admissões contra 315.228 desligamentos, gerando um saldo positivo de 51.493 postos de trabalhos, com um crescimento de 8,04% na geração de empregos formais. Este saldo alcançado pelo Estado em 2011 é o segundo maior já verificado desde a criação do banco de dados do Caged em 1992. No período analisado, o setor econômico do Estado com a maior geração de empregos formais foi o de serviço, com saldo positivo 19.567 postos de trabalhos, seguido da construção civil (13.727), comércio (11.807), extrativo mineral (2.473) e da agropecuária (2.068).
Leave a comment