Novidade que vem com a Copa: Fan Fest e Fan Park

Novidade que vem com a Copa: Fan Fest e Fan Park

Nenhum comentário em Novidade que vem com a Copa: Fan Fest e Fan Park

O Fan Fest é um espaço fechado, com entrada gratuita, onde um telão transmitirá os 64 jogos oficiais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Como o nome sugere, o evento é uma grande festa que reúne moradores, turistas e fãs do futebol durante os 31 dias do Mundial. O Fan Fest conta, além da estrutura para transmissão dos jogos, com infraestrutura de lazer e segurança e shows e atrações artísticas, geralmente típicas de cada cidade sede.

Conforme as normas da entidade máxima do futebol, o local da Fan Fest deve ser um cartão postal da cidade e ter capacidade para abrigar pelo menos 10 mil pessoas.

Os locais escolhidos ainda não foram divulgados. Um dos locais candidatos é a praia do Forte, em Natal (foto).

Os Fan Parks, espaços que sediarão as já conhecidas Fan Fests da FIFA, provavelmente reunirão milhões de consumidores de todo o mundo em diversas cidades brasileiras.
Assim como aconteceu na África do Sul, há previsão que nesses eventos a entidade organizadora  libere áreas para vendas de produtos regionais, especialmente  artesanato e gastronomia. Micro e pequenas empresas serão estimuladas a fornecer serviços ao público participante.
Paralelamente, artistas locais certamente serão convidados a compor a programação de entretenimento desses eventos. Entretanto, o procedimento para se candidatar a essas oportunidades ainda não foi divulgado pela entidade. Recomenda-se que as empresas interessadas na oportunidade fiquem atentas ao site oficial da FIFA.

O conceito das Fan Fests surgiu durante a Copa do Mundo realizada em 2006 na Alemanha, quando o sucesso absoluto da sua primeira edição fez a FIFA expandir o evento e, em 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, levá-lo para as torcidas em vários pontos do planeta, onde o público pôde vivenciar um evento gratuito e curtir o verdadeiro clima da Copa.
No Brasil, foi realizada uma Fan Fest na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.  O ambiente deve permitir aos fãs de futebol festejar a realização do torneio interagindo com pessoas de diversos países e culturas.

Vários espaços urbanos já estão sendo estudados pela FIFA e pelos comitês responsáveis pela organização do torneio em cada cidade-sede. Os pontos escolhidos devem possuir um potencial para atrair grande quantidade de turistas que visitarem as cidades durante o evento e devem estar localizados em áreas centrais, de fácil acesso ao grande público.
A FIFA e os organizadores locais precisam garantir que os torcedores tenham, nesses espaços, uma experiência única enquanto assistem aos jogos do torneio.
As Fan Fests acontecem geralmente durante o dia inteiro, com programação de entretenimento antes e depois dos jogos oficiais. Há também uma praça de alimentação, acesso facilitado de transporte coletivo e área destinada à imprensa internacional, que estará cobrindo o evento na cidade.

Quanto à segurança, todas as Fan Fests são cercadas e incorporadas aos planos oficiais de segurança da respectiva cidade-sede. Na África do Sul, cada local contou com sistemas completos de emergência e atendimento médico.

A partir do torneio da África do Sul, podem ser destacadas algumas experiências bem sucedidas de pequenos empresários no aproveitamento de oportunidades geradas pelas Fan Fests, como foi o caso do Instituto de Artesanato e Design do Cabo, entidade de promoção e desenvolvimento dos artesãos da província do Cabo Ocidental, que se preparou com dois anos de antecedência e encomendou um estudo para compreender como melhor explorar tais oportunidades.

Desse modo, conseguiu montar um espaço de promoção de seus produtos – 20 estandes e uma loja coletiva – dentro da região central reservada aos fãs, no Fan Park.  Através da ação, foram vendidos 5.482 itens, totalizando um ganho de R$100.000,00, conquistados durante oito jogos que aconteceram na Cidade do Cabo.

Por fim, é importante trazer algumas lições importantes dessas experiências para o melhor aproveitamento das oportunidades da Copa por pequenos empresários brasileiros:
a) É preciso planejar e agir com antecedência para criar oportunidades efetivas para pequenos produtores;
b) O típico torcedor de futebol tem um poder aquisitivo abaixo do tradicional turista de viagens de longa distância, além de ter um foco bastante concentrado nos jogos, enquanto a busca por outros destinos ou negócios fica abaixo do que esperado;
c) Quando a sustentabilidade como pano de fundo global já está presente na agenda dos organizadores, introduzir produtos e serviços com qualidade comprovada (certificada) é mais fácil;
d) Acessórios para as torcidas têm um mercado cativo, mas é necessário desenvolver produtos direcionados a este mercado específico;
e) A customização para alguma torcida específica tem maiores chances de sucesso;
f) Quanto mais acessível no preço, menor a resistência, facilitando a compra por impulso;
g) Torcidas de países onde o Fairtrade (Comércio Justo) é mais conhecido parecem mais inclinadas a comprar produtos e serviços Fairtrade também no destino;
h) A comunicação adequada da oferta de produtos e serviços junto ao público alvo de turistas é fundamental para gerar fluxo nos locais de venda.

Fonte: Sebrae.

Leave a comment

Entre em contato.

Estaremos pronto para atende-lo.

Avenida Pedro Alvares Cabral, n° 2425 - Telegrafo - Belém/PA

(91) 98193-0740

tavares.carlos@www.ctassessoriacontabil.com.br

Back to Top