Projeto do novo Porto de Outeiro está na reta final
Projeto do novo Porto de Outeiro está na reta final
29 de fevereiro de 2012 Nenhum comentário em Projeto do novo Porto de Outeiro está na reta finalDentro de 15 dias, a Companhia Docas do Pará (CDP) finalizará o projeto de construção do Porto de Outeiro, que será o maior porto graneleiro do país. O antigo Porto da Sotave, desapropriado em 1988, dará lugar a quatro terminais de embarque, desembarque e armazenamento que serão arrendados para a iniciativa privada pelo prazo de 25 anos. O projeto será inicialmente analisado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e, em seguida, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa da diretora de gestão portuária da CDP, Socorro Pirâmide, é que a licitação dos terminais ocorra ainda este ano, e o porto entre em operação antes de 2014.
O projeto do Porto de Outeiro foi feito com a colaboração de organizações de indústrias e de agricultura e de governantes de vários estados. Importantes trades internacionais de indústrias alimentícias, como a Cargill – detentora da concessão do terminal de Santarém –, ADM e Dreyfus, além da brasileira Caramuru, estão interessadas no negócio. Até um instituto do governo coreano manifestou interesse na licitação.
‘Chegou a vez do Norte. Temos que ser inteligentes e vender logística de maneira ambientalmente sustentável’, comemora Pirâmide. O transporte hidroviário tem custo reduzido, representando menos de 20% do valor do transporte rodoviário. ‘A demanda mundial por alimentos é crescente e hoje o Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos para o mundo, principalmente com o aumento do poder aquisitivo da China’, observa a diretora. ‘O Porto de Outeiro vai inverter o fluxo hoje direcionado aos portos de Paranaguá e Santos’.
Leave a comment