Consumo das famílias e do governo impulsionaram a economia no primeiro mês do ano
Consumo das famílias e do governo impulsionaram a economia no primeiro mês do ano
26 de março de 2012 Nenhum comentário em Consumo das famílias e do governo impulsionaram a economia no primeiro mês do anoA economia brasileira iniciou o ano de 2012 recuperando um pouco do dinamismo perdido durante a segunda metade do ano passado. O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) registrou elevação mensal de 0,7% em janeiro/12, já efetuados os devidos ajustes sazonais, taxa ligeiramente acima daquelas verificadas nos meses finais de 2011 (0,4% em novembro/11 e de 0,5% em dezembro/11).
Na comparação com o primeiro mês do ano passado, houve crescimento de 2,6% da atividade econômica, taxa ainda um pouco abaixo daquela verificada ao longo de todo o ano de 2011: crescimento de 2,7%.
O setor industrial foi o que puxou a expansão da atividade econômica no primeiro mês deste ano, crescendo 0,7% em relação a dezembro/11. No setor de serviços, o crescimento foi um pouco menor (0,5% em janeiro/12), ao passo que o setor agropecuário acusou crescimento nulo em janeiro/12.
Do ponto de vista da demanda agregada, o consumo, tanto das famílias (alta de 0,9%) quanto do governo (crescimento de 1,9%), impulsionou a atividade econômica em janeiro/12. Já os investimentos, recuando 4,0% no primeiro mês do ano, pesou negativamente sobre o desempenho da economia brasileira em janeiro/12. Também contribuiu negativamente para a atividade econômica, no primeiro mês de 2012, o setor externo: as exportações recuaram 7,6% e as importações avançaram 1,6%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a tendência é de que, com o processo de redução dos juros e da normalização dos níveis de inadimplência, a atividade econômica vá ganhando impulso de forma gradativa, porém consistente, ao longo do ano de 2012.
Leave a comment