Expectativa internacional para PIB brasileiro atinge menor nível, diz Ipea
Expectativa internacional para PIB brasileiro atinge menor nível, diz Ipea
28 de março de 2012 Nenhum comentário em Expectativa internacional para PIB brasileiro atinge menor nível, diz IpeaApesar da melhora em praticamente todos os indicadores da pesquisa que monitora a percepção de agentes internacionais sobre o Brasil, o índice relativo à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) atingiu, em março, seu menor nível. É o que indica a sexta edição do “Monitor da Percepção Internacional do Brasil”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira (27).
“O índice relativo ao tema, que chegou a +59 pontos nas duas primeiras edições – realizadas em 2010 –, vem diminuindo consistentemente e atingiu, em março de 2012, seu menor nível, +14 pontos”, destaca o estudo.
Para 62% dos entrevistados – que incluem embaixadas, câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações internacionais com representação no Brasil – o PIB brasileiro deve crescer entre 1,6% e 3,5% nos próximos 12 meses.
Marca recorde – mas, neste caso, do ponto de vista positivo – atingiu o indicador que monitora a influência do atual ambiente político doméstico sobre a decisão de empresas estrangeiras investirem no Brasil: +45 pontos.
De acordo com o Ipea, dos respondentes, 28% avaliam que tal influência é muito positiva, 51% creem que é ligeiramente positiva, enquanto os demais entendem que não há influência (5%) ou que esta é ligeiramente (13%) ou muito negativa (3%).
Seguindo tendência já observada na edição de agosto de 2011 do estudo, os agentes internacionais mostraram-se bastante otimistas em relação aos fluxos de investimento estrangeiro direto (IED) direcionados ao país.
A pesquisa do Ipea aponta que o indicador relativo ao tema aumentou de +43 pontos, em agosto de 2011, para +51 pontos, em março de 2012, e, pela primeira vez desde o início da pesquisa, a opção “entre os três primeiros colocados” foi a mais escolhida como resposta à questão: “Considerando-se o ranking dos países que mais recebem IED no mundo, nos próximos 12 meses, o Brasil estará…”.
Para 38% dos entrevistados, esta foi a opção escolhida, seguida pela resposta “entre o quarto e o quinto colocado”, com 36% do total.
Infraestrutura
Outro indicador de percepção que apresentou evolução favorável foi o relativo à qualidade da infraestrutura, que alcançou +12 pontos, frente aos -8 pontos da edição de agosto de 2011. Este é o maior valor atingido nas últimas cinco edições da pesquisa, inferior apenas ao da edição de julho de 2010, que foi de +13 pontos.
Os índices relativos à política externa do Brasil também registraram aumentos. O instituto de pesquisa destaca a evolução da percepção sobre a influência do Brasil em organismos multilaterais, cujo indicador subiu de +15 pontos para +40 pontos entre as duas últimas pesquisas; e a importância do país para a América Latina, cujo medidor saltou de +30 pontos para +54 pontos.
“De modo geral, os três índices temáticos cobertos pelo Monitor (economia, sociedade e política, governo e instituições) evoluíram favoravelmente em relação à edição anterior. No campo econômico, a pesquisa revela aumento da confiança dos agentes internacionais no controle da inflação. O indicador relativo ao tema voltou ao campo positivo, +23 pontos, após passar grande parte de 2011 no campo negativo”, diz o Ipea. Apesar disso, a média das respostas indica expectativa de inflação ainda acima da meta, próxima a 5,5% nos próximos 12 meses.
A evolução do indicador acerca dos níveis de acesso da população a bens de consumo, que apresentou variação positiva de 35 pontos, passando de -8 pontos, em agosto, para + 27 pontos, em março, “sugere que o fundo do poço em termos de crescimento econômico pode já ter ficado para trás”.
Leave a comment