Famílias do Norte mais otimistas com economia

Famílias do Norte mais otimistas com economia

Nenhum comentário em Famílias do Norte mais otimistas com economia

As famílias da região Norte estão mais otimistas em relação à economia brasileira. O resultado do Índice de Expectativas das Famílias, levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado ontem, mostra que, ao contrário da média brasileira – que ficou em 67,2 pontos em fevereiro, depois de registrar 69 pontos em janeiro – a população do Norte do Brasil sente mais segurança na política econômica do país. O índice de confiança subiu de 62,1 no primeiro mês do ano para 62,9 no mês passado.

O Sudeste também registrou mais, passando de 68,5 pontos em janeiro para 68,8 pontos em fevereiro. Nas demais regiões houve queda na credibilidade: no Centro-Oeste o índice passou de 84,8 para 73,3 pontos, no Nordeste de 66,7 para 63,9 pontos e no Sul de 71 para 66,6 pontos.

Sobre a expectativa das famílias quanto à situação econômica do país no curto prazo, houve um decréscimo de 1,7 pontos em relação ao mês de fevereiro, quando 63,2% das famílias acreditava que o Brasil passará por melhores momentos nos próximos 12 meses.

A região Centro-Oeste é a mais otimista com 80% das famílias acreditando que o Brasil estará melhor do ponto de vista econômico nos próximos 12 meses, seguida do Norte, que saltou da terceira para a segunda região.

A expectativa sobre a situação financeira da família para o próximo ano é mais otimista, com 85,8%. O Norte, além de continuar como a mais otimista (96,3%), apresenta-se, ao lado do Sudeste (87,6%), como uma das regiões onde houve aumento no índice em relação ao mês anterior. As demais regiões, apesar de continuarem com resultados positivos acima de 80%, apresentaram queda em relação ao mês de janeiro.

De acordo com o Instituto, a segurança no mercado de trabalho pode ser considerada a “peça-chave” para entender o otimismo das famílias. Grande parte dos trabalhadores entende que há segurança, embora elas não ofereçam ascensão profissional e salarial. O Norte é a região em que os responsáveis pelos domicílios se sentem mais seguros, com 96,9%, superior ao contabilizado em janeiro (96,1%). A segunda com maior nível de segurança na ocupação do responsável pelo domicílio é o Centro-Oeste (91,6%). Em seguida aparece a região Sul, com 87,6%.

Fonte: Diário do Pará.

Leave a comment

Entre em contato.

Estaremos pronto para atende-lo.

Avenida Pedro Alvares Cabral, n° 2425 - Telegrafo - Belém/PA

(91) 98193-0740

tavares.carlos@www.ctassessoriacontabil.com.br

Back to Top