‘Pibinho’ vai fazer mínimo subir 7,5% no ano que vem
‘Pibinho’ vai fazer mínimo subir 7,5% no ano que vem
7 de março de 2012 Nenhum comentário em ‘Pibinho’ vai fazer mínimo subir 7,5% no ano que vemO fraco desempenho da economia brasileira em 2011 influenciará o reajuste de aposentados do INSS que ganham o salário mínimo (R$622). Com o “pibinho” anunciado ontem pelo IBGE de 2,7%, a estimativa de correção dos benefícios atrelados ao piso nacional é de 7,5% no começo de 2013. Assim, o mínimo em janeiro do ano que vem seria de R$ 668,65.
O reajuste do mínimo é resultado da fórmula aprovada pelo Congresso e que valerá até 2014. Pela regra, o piso é corrigido pela inflação do ano anterior e pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Dessa forma, o aumento em 2013 será de 2,7% (crescimento em 2011) mais a inflação de 2012, que segundo estimativas do governo, deverá fechar em 4,8%. Em janeiro deste ano, o mínimo foi corrigido em 14,12%.
“A crise do ano passado e a desvalorização do dólar provocaram a desaceleração da economia. O mercado interno ‘patinou’ com queda na geração de empregos. O governo vai ter que continuar baixando juros”, avalia Marco Aurélio Cabral, do Ibmec.
O PIB brasileiro cresceu menos do que a média mundial que ficou, segundo o FMI em 3,8%. O país superou, porém, o Reino Unido e passou a ser a sexta maior economia do mundo, apesar de o crescimento ter sido bem abaixo do alcançado pela China (9,2%) pela Índia (6,9%).
Na Alemanha, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a crise na Europa e nos EUA e os remédios usados enfrentá-la são as causas que provocaram a redução do PIB. O ministro da Fazenda Guido Mantega, considerou 2011 um ano positivo para a economia. “Podemos concluir que foi um bom ano, embora o PIB não tinha apresentado crescimento do tamanho que esperávamos”.
Leave a comment