Região metropolitana de Belém tem saldo positivo na geração de empregos

Região metropolitana de Belém tem saldo positivo na geração de empregos

Nenhum comentário em Região metropolitana de Belém tem saldo positivo na geração de empregos

A região metropolitana de Belém tem mais postos de trabalho. No total, 477 novos empregos formais foram criados em janeiro de 2012, o que representa um crescimento de 0,14%, de acordo com o balanço sobre a flutuação dos postos de trabalho por setores de atividades.

A pesquisa, realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 11.827 admissões foram feitas em toda RMB contra 11.350 demissões no mesmo mês de análise.

Esse crescimento também foi constatado no mesmo período do ano passado, porém, em menores proporções. Na ocasião, 10.460 pessoas foram contratadas e 10.126 perderam o emprego.

A pesquisa revela ainda que a maioria dos setores econômicos da região metropolitana de Belém também apresentaram saldo positivo na geração de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados no mês de janeiro deste ano. O setor da indústria de transformação lidera esse crescimento, com 299 postos de trabalho. O segundo colocado foi o setor de serviços com 280 novos empregos, seguido dos setores da agropecuária e serviços de indústrias com saldo positivo de 124 e 64 novos postos, respectivamente.

Por outro lado, os setores que mais apresentaram queda na criação de empregos formais em janeiro foram o comércio e a construção civíl, com saldo negativo de 248 e 50 postos de trabalho, respectivamente.

Nos últimos 12 meses, a diferença entre admitidos e desligados gerou um saldo positivo de 19.504 postos de trabalho formais, quase 39% do total de postos de trabalho gerados em todo o Estado no mesmo período (50.640 postos).

Na época, o setor que apresentou melhor desempenho foi o de serviços, com
saldo positivo de 11.654 postos de trabalho. Em seguida veio a construção civil, com 3.890 postos. Já o setor da indústria de transformação apresentou uma baixa de 159 empregos.

A pesquisa teve como base dados oficiais do Ministério do Trabalho e faz parte do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará.

Fonte: ORM

Leave a comment

Entre em contato.

Estaremos pronto para atende-lo.

Avenida Pedro Alvares Cabral, n° 2425 - Telegrafo - Belém/PA

(91) 98193-0740

tavares.carlos@www.ctassessoriacontabil.com.br

Back to Top