Loterpa reativará serviços em julho após 15 anos desativada
Loterpa reativará serviços em julho após 15 anos desativada
12 de abril de 2012 Nenhum comentário em Loterpa reativará serviços em julho após 15 anos desativadaDesativada desde 1997, a Loteria do Estado do Pará (Loterpa) prepara-se para retomar as atividades. A previsão do presidente Jorge Rezende é de que em julho a autarquia entre em operação novamente. As obras de restauração e adaptação do imóvel centenário que abriga a Loterpa, localizado no centro comercial de Belém, estão em andamento e já está em fase de preparação o edital de licitação para contratação de gráficas responsáveis pela confecção dos bilhetes e de empresas de software de administração.
A equipe da Loterpa está fazendo intercâmbio de informações com outras instituições estaduais do Brasil, como as Loterias dos Estados do Rio de Janeiro (LOTERJ) e de Minas Gerais (LEMG). O objetivo é a troca de experiências e conhecimentos. “Nós estamos conhecendo os produtos, estudando os editais das loterias desses estados e adaptando tudo isso para a nossa realidade. Estamos fazendo tudo com muito cuidado para assegurar à população os melhores produtos e a melhor administração”, diz o presidente.
A Loterpa existe desde 1945 e é a segunda loteria estadual mais antiga do Brasil e uma das cinco existentes no país. A renda gerada pela venda de bilhetes é revertida para ações sociais do estado, reforça políticas de governo e contribui com o custeio de programas de saúde, cultura e esporte. A atividade lotérica no Pará gera quase 400 milhões de reais anualmente e a expectativa da Loterpa é conquistar uma fatia desse mercado. “O diferencial da Loterpa é que o cidadão que compra um bilhete sabe que o dinheiro será investido no Pará, nos paraenses. Além disso, os prêmios são disputados em âmbito local, o que aumenta as chances de ganhar”.
Um dos principais objetivos da Loterpa é a municipalização dos serviços. “Estamos buscando meios de fazer com que a loteria ganhe outra função, como correspondente bancário do Banco do Estado do Pará (Banpará), por exemplo. Com isso, podemos ampliar a ação do Governo do Estado no interior. Na condição de ,correspondente bancário os serviços da loteria serão ampliados e o cidadão poderá pagar contas de luz e água, recarregar celular, dentre outras facilidades. Em alguns municípios do interior é necessário percorrer quase 100 quilômetros para encontrar uma agência bancária. A lotérica possui estrutura menor e por isso é mais fácil de ser instalada em locais mais distantes”.
A Loterpa planeja lançar quatro séries de loteria. A que mais deve chamar a atenção dos paraenses é o bilhete com prêmio instantâneo, onde o comprador pode ganhar prêmios diversos com a modalidade ‘raspadinha’. O grande atrativo destes bilhetes será a associação aos principais clubes de futebol regionais – Remo, Paysandu, Águia, Tuna, Independente, que terão participação no lucro obtido com a venda desses bilhetes. “Queremos fazer uma disputa saudável, estimular torcedores a adquirir bilhetes de seus times, aumentando, com isso, a arrecadação do Estado e também os investimentos”.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Leave a comment