Sede revitalizada da Jucepa será entregue pelo governador Simão Jatene
Sede revitalizada da Jucepa será entregue pelo governador Simão Jatene
19 de junho de 2012 Nenhum comentário em Sede revitalizada da Jucepa será entregue pelo governador Simão JatenePrimeira do Brasil a digitalizar 100% do acervo de registro mercantil, a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) inaugura uma nova fase nesta segunda-feira, 18. O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) entregam as novas instalações da sede da Jucepa, às 18h, em Belém. Criada há 135 anos, a Junta vive mudanças históricas e comemora avanços significativos, como a digitalização de todo o seu acervo de registro mercantil, que permitiu a informatização do atendimento e tornou os processos mais ágeis.
A digitalização do acervo, formado por mais de seis milhões de documentos, é uma conquista histórica. A informatização garante informações em tempo real e processos que antes poderiam levar semanas, chegam a ser atendidos em questão de horas. O resultado já pode ser percebido no grau de satisfação dos usuários, que segundo levantamento recente do órgão chega a 77%.
A sede passou por uma revitalização completa, reorganização de seu espaço físico para garantir a acessibilidade, modernização da fachada e de todo seu parque tecnológico, que resultam na melhoria das condições do ambiente de trabalho e principalmente da qualidade e eficácia da produção dos serviços para o público. A Jucepa está também promovendo um resgate histórico, pois com autorização do Conselho de Vogais, a sede recebeu a denominação de Edifício Princesa Isabel, em homenagem à fundadora da instituição.
Porta de entrada para que mais empresas abram as portas no Estado e gerem emprego e renda, a história da Junta se envolve com a história das empresas que fazem o Estado crescer. Com forte presença também no interior, a nova Jucepa é registro público do desenvolvimento do Pará. Atualmente, além da sede, a Junta Comercial do Pará conta com 15 Unidades Administrativas Desconcentradas no interior, que hoje são responsáveis por cerca de 60% da receita arrecadada. No total, o órgão tem o registro de quase 218 mil empresas ativas no Pará, sendo que em todo o ano de 2011 foram registradas cerca de 12 mil novas empresas.
Comparado a 2010, têm-se um aumento de 108% no movimento de constituição de empresas no Pará, acima do crescimento da economia estadual, estimado em 3,5% no ano de 2011. Somente no primeiro trimestre de 2012, já foram constituídas 2.807 empresas, o que demonstra a importância das atividades da Junta para o desenvolvimento econômico do Estado.
“Há mais de 10 anos venho até a Jucepa prestando serviços para diversas empresas. Percebo a presença de funcionários cada vez mais capacitados, vejo que melhorou muito o atendimento, está mais prático e próximo do contador, algo que já desejávamos há bastante tempo. A Jucepa deu um salto muito grande em todas as suas áreas, isto é visível, falo isso como usuário do serviço”, disse o contador Heitor Figueiredo.
Outro ponto a favor dos usuários é o novo horário de atendimento, ampliado desde fevereiro, e que agora funciona de 9h às 16h. Além da capacitação continuada dos servidores, recentemente, a Junta também promoveu o concurso público para tradutores e intérpretes comerciais, visando favorecer o comércio exterior. O processo seletivo da Jucepa acontece no momento em que os olhos do mundo se voltam para a Amazônia e muitos negócios estão em expansão. Há uma grande perspectiva de crescimento em todas as áreas, e diversos empreendimentos e registros serão feitos na Junta.
A garantia da habilitação de 45 tradutores pela Jucepa antecipa e facilita o trabalho para o usuário que precisa traduzir documentos, pois neste caso, para um ato registrado ter efeito legal é necessário ter um tradutor ou intérprete habilitados. Ao tradutor ou intérprete compete passar certidões, fazer traduções de todos os livros, documentos e demais papéis escritos em qualquer língua estrangeira, entre outras funções.
Fonte: Agência Pará de Notícias
Leave a comment